Curso de Big Data

Big Data

Sobre Big Data

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.

Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados estruturados e não estruturados que são gerados a cada segundo.

Para muitos o conceito Big Data é algo novo, mas mesmo antes de existir qualquer meio digital e/ou tecnologias computacionais, os dados já eram gerados (como mostra essa timeline do site Winshuttle). A diferença é que nos dias de hoje geramos muito mais dados com dispositivos como celular e TVs. Além disso, temos as mídias sociais que geram a todo tempo informações majoritariamente públicas. Hoje já é realidade a existência de carros, geladeiras e dispositivos vestíveis (wearable devices) conectados entre si e gerando ainda mais dados para serem processados e transformados em informações úteis.

O diferencial do Big Data está justamente atrelado à possibilidade e oportunidade em cruzar esses dados por meio de diversas fontes para obtermos insights rápidos e preciosos. A exigência dos consumidores e o aumento da competitividade em todos os mercados nos força a inovar e ter esse caminho como premissa básica nos negócios.

Por isso o Big Data é tão essencial nos dias de hoje. Conseguimos obter informações de mercado por meio de nossos consumidores, extraindo o que eles estão dizendo sobre tudo o que você faz. Insatisfações, satisfações, desejos, necessidades entre outros, são possíveis de captar em mídias sociais e cruzar com dados internos de sua empresa e assim criar insights incríveis.

A essência do conceito está em gerar valor para negócios. Quanto mais dados temos, maior o esforço de processamento para gerar informações. Sendo assim, a velocidade para obter a informação faz parte do sucesso que o Big Data pode proporcionar em sua empresa.

Sobre Big

No comments yet! You be the first to comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *